A última sessão deste ano da Câmara de Municipal de Ribeira do Pombal foi realizada na noite da última quinta-feira (19) e deveria ser marcada por homenagens, aos cidadãos Honorários e Beneméritos da cidade. No entanto, a fala dos vereadores chamou a atenção foi uma declaração racista do vereador Marcelo Brito (MDB).
Entre os homenageados da Casa, estavam os filhos de Dr. Roberval, Caio Anjos e Yuri Moreno, responsáveis pelo Laboratório ELAB, um dos maiores da região. Em seguida, os vereadores começaram a discursar. O Brito foi o primeiro.
Em sua fala, o emedebista disse que os homenageados eram profissionais de destaque e tinham que se orgulhar do reconhecimento. No entanto, ao se dirigir aos homenageados, Marcelo disse que eles deveriam se orgulhosos porque o pai deles “não é negro, seu pai é branco, porque tem boas práticas”.
“Eu tenho orgulho. Seu pai não é negro, seu pai é branco, porque tem boas práticas, boas lições, tem honra. Desde quando chegou a Ribeira do Pombal, maçonicamente conheço o seu irmão. Nunca ouvi um deslize de Dr. Roberval. Ele é negro por fora, mas branco por dentro”, disse Marcelo.