Uma confusão envolvendo um vereador, por pouco não acabou em tragédia em Ipirá, município da Bacia do Jacuípe. No último sábado (7), o edil Almir de Souza Oliveira, conhecido como Miranda de São Roque (PSD), teria invadido a casa do advogado José Carlos Matos de Oliveira e ameaçado a sua família.
A situação aconteceu após o desfile cívico da Independência do Brasil. De acordo com o relato de testemunhas, o Miranda estava com seu carro de som, fazendo sua propaganda política, o que não é permitido no desfile de 7 de Setembro
A situação aconteceu após o desfile cívico da Independência do Brasil. De acordo com o relato de testemunhas, o Miranda estava com seu carro de som, fazendo sua propaganda política, o que não é permitido no desfile de 7 de Setembro
Sendo questionado por populares sobre o ato de infração eleitoral, o vereador percebeu que a esposa do advogado filmava sua neta no desfile , e enfurecido, seguiu para a casa da família, invadindo a residência com arma em punho, ameaçando e sequestrando o celular da vítima, com intuito de apagar os vídeos feitos pela mulher.
A reportagem tentou entrar em contato com os envolvidos, mas não obteve retorno.
A Ordem dos Advogados do Brasil da subseção de Itaberaba, se pronunciou sobre o caso emitindo nota de repúdio. “Não se mostra crível que em pleno Século XXI, um representante do Poder Legislativo do Munícipio de Ipirá, adentre em uma residência portando arma de fogo para ameaçar as pessoas ali presentes e roubar aparelho celular, com o intuito de por fim as supostas provas existentes no smartphone”, diz um trecho da nota.
“Os atos praticados pelo vereador vão de encontro ao tratamento cordial e respeitoso que todo político deveria ter com a população em geral, além de ofender a honra da classe de advogados, que não aceitará calada práticas dessa natureza, por eventuais divergências políticas, que fazem parte do Estado Democrático de Direito defendido por todos nós advogados”, disse a OAB-BA.
Veja a nota na íntegra:
Nota de Repúdio
A Ordem dos Advogados do Brasil/Bahia – Subseção de Itaberaba/Ba, vem a público manifestar repúdio a invasão ocorrida na residência do Advogado Dr. José Carlos Matos de Oliveira, na manhã deste sábado (07/09/2024). Não se mostra crível que em pleno Século XXI, um representante do Poder Legislativo do Munícipio de Ipirá, adentre em uma residência portando arma de fogo para ameaçar as pessoas ali presentes e roubar aparelho celular, com o intuito de por fim as supostas provas existentes no smartphone.
Os atos praticados pelo Vereador vão de encontro ao tratamento cordial e respeitoso que todo Politico deveria ter com a população em geral, além de ofender a honra da classe de advogados, que não aceitará calada práticas dessa natureza, por eventuais divergências políticas, que fazem parte do Estado Democrático de Direito defendido por todos nós Advogados.
Aproveitamos para cobrar a devida e necessária atuação das autoridades competentes, Policia Civil e Ministério Público, apurando os crimes cometidos neste episódio em todas as esferas possíveis, inclusive junto a Câmara Municipal de Ipirá, em face da quebra de decoro parlamentar pelo Vereador.
Além do colega conhecido como Dr. Carlinhos Baiano, que possui quase 40 anos de atuação como advogado na região, nos solidarizamos com sua esposa e seus filhos, também advogados, Dra. Ana Nubia Dos Santos Oliveira, Dr. Thomas Santos Oliveira e Dra. Ana Paula dos Santos Oliveira, juntamente com os demais familiares que presenciaram referido episódio, repita-se, lamentável e inaceitável.
Ressaltamos que a OAB/BA, subseção de Itaberaba, além de se solidarizar com as vítimas, dará todo o suporte necessário e acompanhará a apuração dos crimes ocorridos, de modo que seguiremos na busca por Justiça e pela manutenção do respeito a Classe de Advogados, certos de que contaremos com o apoio de todos os colegas.