A noção de primeiros socorros é vital para a ação de forma correta em situações de emergência até a chegada de assistência profissional. Quando se trata do público idoso, a promoção de atividades sobre a temática é a solução ideal para fortalecimento da autonomia nas atividades diárias, bem como reduzir o número de mortalidade nessa faixa etária e evitar o surgimento de sequelas.
Neste sentido, com o intuito de garantir conhecimentos preventivos para este público, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da USF Olga de Alaketu realizou nesta segunda-feira (26) um treinamento sobre primeiros socorros para 22 idosos acompanhados na unidade. A iniciativa contou com o apoio da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento de Praças do Corpo de Bombeiros, responsável pela ministração da atividade que garantiu aos presentes noção básica de primeiros socorros e procedimentos pré-hospitalares que podem ser colocados em prática por qualquer indivíduo e, inclusive, salvar vidas.
À frente da iniciativa na USF, a enfermeira, Cristina Paz, destaca a importância da iniciativa para a vida dos idosos. “Há sete anos temos esta missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos idosos. Através deste grupo de convivência, aumentamos a socialização deles em diferentes âmbitos da vida e eles podem desenvolver suas potencialidades, aprender, ensinar. É uma troca que têm tido resultados positivos em suas vidas”, declara Cristina.
A equipe multiprofissional de assistência à melhor idade é composta por médico, agentes comunitários de saúde, odontólogo e técnico de enfermagem.