Uma semana após eleição de Nicolás Maduro na Venezuela, o governo brasileiro ainda não reconhece nem adota posição contrária ao resultado das eleições. Uma ligação entre Luís Inácio Lula da Silva e Maduro deve acontecer nos próximos dias. A data ainda não foi definida.
Segundo o portal G1, chanceleres viajarão para participar das negociações em Caracas. Oposição e apoiadores de Maduro divergem sobre o resultado das eleições. O governo brasileiro pediu que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) apresente as atas, para que possa reconhecer o resultado do pleito.
Lula e Maduro são aliados históricos, mas a relação começou a esfriar nos últimos meses, devido a falta de transparência no processo eleitoral. A postura do governo é cautelosa. Em nota emitida nesta sexta-feira (2) , o governo do Brasil disse que, por enquanto, não tem novas manifestações a fazer.
Na última quinta-feira (1), Lula conversou com o presidente do México, Lopes Obrador, e com o da Colômbia, Gustavo Preto. os dois países também ainda não reconheceram nem refutaram o resultado das eleições venezuelanas.