Ventilado como possível candidato da base de Jerônimo Rodrigues (PT), o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade (PSB), e a vereadora Marta Rodrigues (PT) se encontraram para discutir o futuro de Salvador na tarde desta quarta-feira (2). De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, Trindade aceitaria compor uma chapa Marta em uma eventual candidatura pela prefeitura de Salvador em 2024.
A articulação para a composição de chapa pode dividir opiniões dentro do PT, que busca lançar o nome do deputado estadual Robinson Almeida (PT) para a disputa pelo Palácio de São Thomé de Souza. O parlamentar, inclusive, se reuniu com o presidente estadual do PT, Éden Valadares, para viabilizar a sua candidatura.
Na última terça-feira (1º), o vereador Tiago Ferreira (PT) chegou a defender a candidatura de Robinson Almeida. Segundo o edil, a “prerrogativa” para a candidatura na capital baiana seria do PT, pois o partido teria cedido encabeçar a chapa nas eleições de 2016, apoiando a então candidata Alice Portugal (PCdoB), enquanto os comunistas lançaram o nome de Olívia Santana no pleito de 2020, desconsiderando o apoio a candidata petista, Major Denice.
Alas do Partido dos Trabalhadores também discutiram a possibilidade de lançar o nome do próprio Éden para compor a vice da chapa que seria encabeçada por Trindade. Conforme publicado pelo Bahia Notícias, o ajuste proporcionaria o entendimento de reforçar um aliado, no caso o PSB, pacificaria o grupo com a indicação de Trindade e promove Éden como um novo nome para o pleito de 2026, renovando os quadros petistas.
A filiação de Trindade ao PT chegou a ser debatida, mas sem sucesso. O presidente da Conder teria reivindicado sua permanência no PSB, assim, não cedendo às pressões petistas.