O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, confirmou que Ruy Barbosa, município localizado no Centro Norte baiano, terá nova eleição. A informação foi comunicada à imprensa na tarde desta quarta-feira (18), durante o evento de diplomação dos vencedores das eleições municipais de Salvador, que acontece no Teatro SESC Casa do Comércio.
O prefeito eleito em outubro, José Bonifácio Marques Dourado (MDB), teve sua candidatura posta sub judice devido à rejeição por parte do Tribunal de Contas do Município (TCM) da prestação de contas do ano de 2016. O TCM apontou desvios em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Ainda em outubro, o TRE, de forma unânime, indeferiu o registro de candidatura do emedebista, que não recorreu da decisão em tempo hábil.
“Nós tivemos o caso de Ruy Barbosa, onde o prefeito eleito, teve o registro cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral, e o mesmo sequer recorreu da decisão. Vamos ter que fazer novas eleições, provavelmente, no primeiro domingo de abril, dia 6. Se o TSE neste interstício resolver cassar o registro de mais algum prefeito, nós teremos novas eleições. Ficamos no aguardo das decisões do tribunal superior eleitoral”, informou o desembargador.