A maioria dos entrevistados da pesquisa Genial/ Quaest divulgada, nesta quarta-feira (11), acredita que o terceiro mandato do governo Lula está sendo o pior em relação as duas gestões anteriores do petista.
O percentual que avalia o governo Lula como pior que as duas gestões anteriores dele é de 41% dos entrevistados, 35% disseram ser melhor que os anteriores, e 19%, igual. 5% não responderam ou não sabiam.
Os que aprovam o trabalho que o presidente Lula está fazendo são 52% dos entrevistados, já 47% disseram desaprovar. Em comparação à pesquisa anterior, divulgada no mês de outubro não houve grande variação, quando a aprovação era de 51%, e a reprovação, de 45%. A margem de erro é de um ponto percentual.
A aprovação do trabalho do presidente é maior na região Nordeste, onde Lula caiu de 69% para 67%. Os estados da Bahia e Pernambuco, onde historicamente Lula tem taxas mais altas de aprovação, caíram de 69% para 66% e 73% para 65%, respectivamente.
O levantamento ouviu 8.598 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 4 e 9 de dezembro. O índice de confiança é de 95%. Os questionários foram aplicados pessoalmente, em 120 municípios, nas cinco regiões do Brasil. Dados disponibilizados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), da PNADC/IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Censo 2022 também foram levados em consideração.