Início » Temer afirma considerar Haddad uma agradável surpresa no comando do ministério da Fazenda

Temer afirma considerar Haddad uma agradável surpresa no comando do ministério da Fazenda

por Redação

O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou que o ministro Fenando Haddad, Fazenda, faz o que está ao seu alcance para controle das despesas federais. A declaração aconteceu durante o evento UBS BB, nesta terça-feira (30), em São Paulo. “Haddad é uma agradável surpresa. Ele faz o possível para manter a integridade das contas públicas”.

Em 2023, o mecanismo de congelamento de gastos criado pelo governo Temer foi substituído pelo arcabouço fiscal, menos engessado. O regime atual demanda o aumento de investimentos quando o PIB (Produto Interno Bruto) cresce, de acordo com o resultado fiscal, e trava despesas quando os resultados da economia são negativos.

Sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Temer disse que é preciso “ter um certo otimismo”. “O primeiro ano do governo Lula foi de muitos embates, mas agora ele começa a tomar rumo”, afirmou o ex-presidente.

Segundo o emedebista, Lula estaria com uma postura distinta dos seus primeiros mandatos. O que é compreensível. Ele sofreu angústias com sua detenção de 580 dias e saiu muito magoado”. Para Temer, o presidente deveria adotar uma postura mais pacifista, sugerindo que ele siga o exemplo de Nelson Mandela e Mahatma Gandhi.

Leia também