O senador Jarbas Vasconcelos (MDB) emitiu uma carta, nesta terça-feira (5), em que formaliza sua decisão de renunciar ao cargo legislativo. Seu suplente Fernando Dueire (MDB), que já atuava no cargo desde quando Vasconcelos tinha tirado licença em dezembro de 2022, assume formalmente o posto.
Vasconcelos tem 81 anos e passou mais de 50 deles se dedicando à política. Nesse período, foi um dos co-fundadores do MDB, e um dos mais importantes políticos contra a ditadura no Brasil. Após a redemocratização, ele foi o primeiro eleito para comandar a prefeitura do Recife e voltou ao posto entre 1993-1996. Além disso, em 1999 e 2006 foi eleito governador de Pernambuco.
“É movido por orgulho e consciência cívica que decido, neste momento, deixar o Congresso por entender que minha contribuição ao País será dada, de agora em diante, de outra forma. Minha admiração e respeito a todos que me acompanharam ao longo das últimas décadas. Á Fernando Dueire, suplente que escolhi pessoalmente e que passa a ocupar em definitivo a honrosa tarefa de representar Pernambuco no Senado Federal, meus sinceros votos de muito sucesso”, declarou.