Saúde Pra Você: imersão em celebração ao dia do servidor reúne mais de 1,5 mil colaboradores da SMS

Após três dias de uma completa imersão nos processos de trabalho e planejamento da rede assistencial de Salvador, chegou ao fim nesta sexta-feira (06), o Seminário “Saúde Pra Você, juntos somos mais fortes”, realizado no Clube Espanhol, em Ondina, com participação de mais de 1.500 colaboradores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Em comemoração antecipada ao Dia do Servidor Público, celebrado no próximo 28 de outubro, a iniciativa foi concebida pela vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, que conduziu o evento.

“Tivemos importantes mudanças e novos projetos ao longo do ano na SMS e é importante que possamos dialogar coletivamente para o alinhamento da rede. O amor pela saúde é o que nos une e esse encontro visa um SUS mais efetivo, uma equipe mais coesa, e ainda mais alinhada, com profissionais usando toda sensibilidade, sabedoria, inteligência e capacidade técnica em prol dessa secretaria, de um SUS cada vez mais eficiente é resolutivo”, explicou Ana Paula Matos.

Para isso, uma programação especial foi elaborada e concretizada desde a última quarta (04), cumprindo com o objetivo de fomentar ações positivas que compõem a rede de atenção à saúde, por meio da apresentação de vários projetos: Maternidade, Girassóis de Rua, Saúde nos Bairros, SAMU e Eventos, Esporotricose, Saúde do Trabalhador, Saúde Bucal, UPAs, Ações Psicossociais, Imunização, Ambulatório LGBT+, PCRI, Saúde dos Olhos e Escola de Saúde Pública. “Esses projetos conversam com nossa proposta de pensar a saúde como um bem coletivo. Eles representam todos os demais projetos e ações que vem sendo desenvolvidas por todos os servidores ao longo de 2023”, pontua a gestora.

Ana Paula iniciou o último dia de atividades enaltecendo a gratidão aos servidores pelo trabalho desenvolvido e pela participação massiva no encontro. “Por tudo o que vivemos nesses últimos tempos, e pelo que ainda iremos viver na SMS, eu lhes agradeço do fundo de meu coração. Inclusive, por todo comprometimento e trabalho durante a pandemia e após. Ver esse auditório repleto de colaboradores mostra que estamos no caminho certo do ‘querer bem servir’. E essa construção coletiva é de suma importância porque, como diz o mote deste nosso encontro, juntos somos mais fortes. Não só como secretária de saúde e vice-prefeita, mas como cidadã de Salvador, compreendo a importância desse evento como uma oportunidade de promover essa ‘Saúde Pra Você’, para cada cidadão da nossa cidade com qualidade, humanização e sensibilidade para com as subjetividades e questões especificas que apresenta cada usuário. Neste mês emblemático vamos além, ressaltando e colocando em prática esse cuidado todo especial”, destacou.

Programação – Durante o Seminário, as apresentações das diretorias, coordenações e áreas técnicas explanaram temas sobre as mudanças estruturais e organizacionais, dando luz aos novos projetos, as melhorias da rede, e adequações da gestão que foram motivadas pelos próprios servidores e usuários do SUS municipal por meio dos canais de diálogo aberto. Uma parte das iniciativas já está em curso e outras de cumprimento a curto, médio e longo. “Tivemos importantes mudanças e novos projetos ao longo do ano e é importante que possamos dialogar coletivamente. Foi uma troca de vivências e conhecimentos visando alinhar ainda mais nossa rede e avançarmos no propósito de uma Saúde para todos e todas. Por isso, este foi um momento de integração, conexão e, sobretudo, de celebração”, declarou Ana Paula.

A programação contou ainda com a palestra motivacional “Jogando como um time para melhorar a saúde da cidade de Salvador: espírito de servir, trabalho em equipe e foco em soluções”, ministrada pelo diretor-executivo da Damicos Consultoria, Fábio Rocha, que conta com mais de 25 anos de atuação como facilitador, treinador, consultor e palestrante; além de escritor, mestre e especialista nas áreas de Administração, Comunicação, Gestão Integrada de Organizações e Sustentabilidade.

“Esses dias foram de grande emoção e, hoje especialmente, tivemos a oportunidade de encerrar este encontro fazendo história. Assinamos com o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), um protocolo de intenções para a compra de exoesqueletos infantis, equipamentos inéditos no Brasil que vão ser utilizados para reabilitação em terapia e assistência de crianças que possuem mobilidade reduzida em função de deficiências física e intelectual. E isso foi possível graças a dedicação de cada servidor que atuou no processo de pesquisa e desburocratização, a integração existente entre a Saúde e outras pastas administrativas e, sobretudo, a nossa sensibilidade de enxergar as necessidades do nosso povo e tirar do papel iniciativas que mudam a vida das pessoas. Como pessoa, como cidadã soteropolitana, meu muito obrigada! Juntos somos mais fortes e vocês são parte fundamental desse processo”, finalizou a Ana Paula Matos.

Related posts

Ataque especulativo e coordenado não representa o que está acontecendo com dólar, diz Galípolo

Rua de Salvador será renomeada em homenagem a Olavo de Carvalho

“Uma emoção nova”, diz Bruno Reis sobre diplomação