No cenário nacional da política, os holofotes estão virados para as possíveis mudanças que o presidente Lula (PT) pode fazer com uma eventual reforma ministerial. Diante dos últimos acontecimentos, alguns nomes já são dados como certos para deixar a equipe do petista.
De acordo com informações do O Bastidor, o ministro Juscelino Filho, das Comunicações, seria o primeira da lista. Recentemente, o ministro do União Brasil se envolveu em diversos escândalos com desvio de verbas e emendas para beneficiar propriedades particulares, o que teria deixado insustentável a sua permanência na equipe.
O segundo da lista seria o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. A suposta falta de alinhamento da estatal com o governo Lula seria a maior insatisfação dos aliados do petista. Diante disso, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), seria o principal articulador para mudanças na estatal.
Recentemente, Rui teria colocado Jean na parede para explicar por que não baixa os preços dos combustíveis e também já teria sinalizado o nome do baiano Marcus Cavalcanti para assumir a estatal.
Aliás, nos bastidores também alguns petistas ‘torcem’ pela saída de Rui Costa da Casa Civil. No entanto, o presidente Lula reforça a confiança no baiano, o que seria o principal entrave para que o ex-governador deixe a pasta mais importante do Governo Federal.
Ainda de acordo com o Bastidor, o ministro da Defesa, José Múcio, pode assumir uma embaixada no exterior. Já os ministros Marcio Macedo (Secretaria-Geral) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), podem deixar os cargos para concorrer nas eleições municipais.
Apesar de ser dada como certa, as trocas na reforma ministeral serão pontuais. As mudanças podem acontecer ainda este ano.