Rui diz que visita de Xi Jinping reforça relação Brasil-China

O Governo Federal firmou com o governo da China um Plano de Cooperação, durante a visita do presidente da China, Xi Jinping, a Brasília, nesta quarta (20).

Os países assinaram 37 acordos, para alicerçar a cooperação pelos próximos 50 anos em diversas áreas. Um dos memorandos foi assinado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento e Reforma da China, Zheng Shanjie, para identificação de projetos de interesse comum.

“Nós assinamos um documento para reafirmar e colocar no andar de cima a relação Brasil-China. Estamos formando uma força tarefa com dois focos, um para acelerar a integração econômica, de investimentos e financeira, e o outro com ações estratégicas para integrar cadeias produtivas, cooperação na área de desenvolvimento tecnológico, de transição energética e ecológica”, explicou o ministro Rui Costa.

Entre os objetivos prioritários brasileiros das relações com a China estão a diversificação da pauta exportadora; a atração de investimentos; e o melhor aproveitamento das potencialidades de cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação e em áreas como saúde, cultura, turismo e meio ambiente.

“A nossa expectativa é grande. O quanto isso vai poder gerar de atividade econômica no Brasil, com aumento das exportações, aumento de investimento aqui no país com a instalação de empresas que farão parcerias com empresas brasileiras”, comentou, durante entrevista nesta quinta-feira (21).

Related posts

Governo talibã proíbe livros ‘não islâmicos’ em bibliotecas

Prefeitura de Salvador participa de debate em encontro do G20

Policial preso por planejar morte de Lula trabalhou na SSP nos anos 2000