Rui Costa recebe tarefa de Lula para “enquadrar” partido de ACM Neto; saiba motivo

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou os nomes de 5 ministros do próximo governo. Lula fez as nomeações para os Ministérios da Fazenda, Justiça, Casa Civil, Relações Exteriores e Defesa. Lula indicou o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), para assumir a Fazenda, ministério que será recriado do atual Ministério da Economia. Além de Haddad, o petista também oficializou o nome do ex-deputado José Múcio (PTB-PE) para a Defesa e do ex-governador do Maranhão Flávio Dino (PSB-MA) para chefiar o Ministério da Justica e Segurança-Publica. | Sérgio Lima/Poder360 09.dez.2022

O ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil do governo Lula (PT), Rui Costa, recebeu uma importante tarefa, por parte do presidente, para “enquadrar” o partido do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) no Congresso.

A ordem, de acordo com site O Bastidor, é que a legenda entregue votos e não apóie a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que pretende investigar os atos golpistas do dia 8 de janeiro em Brasília.

Além de três ministérios (Turismo, Comunicações e Integração), o União Brasil, possui outros cargos em importantes órgãos no governo, como o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) e a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).

Contudo, em caso de não alinhamentos com as pautas do governo, o partido pode ver a chance de novos cargos no segundo escalão se esvair, além de os atuais ocupantes dos postos perderem espaço.

Além de Rui, Lula determinou a mesma atribuição ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Por sua vez, dentro do União Brasil, a dificuldade é garantir o voto das bancadas na Câmara e no Senado.

De um lado, enquanto alguns parlamentares tem mostrado disposição a aderir ao governo Lula, há outros congressistas mais comedidos, preferindo negociar votação a votação e tendo os respectivos ganhos a cada vez que o governo precisar.

Related posts

Deputado que pediu morte de Lula ataca João Roma

Bacelar cobra ações urgentes contra a seca que atinge municípios baianos: ‘as medidas estão muito tímidas’

Deputado bolsonarista brinca com morte do papa e é detonado nas redes