Confiante, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou que tem certeza a taxa de juros do Banco Central (BC) vai diminuir. A avaliação do ex-governador da Bahia analisa a queda do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, que ficou abaixo do esperado, além da previsão de entrada de dólar no país, com as planejadas concessões e parcerias público-privadas.
“Os juros vão cair, com certeza. Esse otimismo e a entrada de dólar no Brasil, a partir desses investimentos e de uma nova imagem do Brasil, haverá de contribuir. Não tem razão para manter os juros no patamar que estão, o maior juro do planeta. Hoje, a sinalização de queda da inflação reforça esse sentimento: de que os juros precisam cair”, disse, em entrevista à CNN Brasil.
Durante a conversa, Rui anunciou a extinção da antiga Funasa: “uma empresa ineficiente e custava mais de R$ 1 bilhão, significa dinheiro público gasto de forma ineficiente”. De acordo com o ministro, a medida deve incentivar a redução dos juros.
A política da taxa de juros do Banco Central vem sendo bastante criticada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A previsão é que no dia 3 de maio, a instituição se reúna para discutir sobre a taxa.