O secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães Júnior inaugura nesta segunda-feira (13), junto com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o vice-governador, Geraldo Júnior (MDB) o Centro Estadual de Anemia Falciforme, em Salvador.
Localizada no bairro do Garcia, a unidade contou com um investimento de R$ 9,5 milhões e vai funcionar como referência de atendimento aos portadores da doença.
Dentre os serviços a serem prestados pelo centro, se destacam o atendimento ambulatorial multidisciplinar – hematologista, ortopedista, hepatologista, neurologista, oftalmologista, nutricionista, psicólogo, odontologia, fisioterapeuta, assistente social, assistência farmacêutica –, com agendamento facilitado; e o dopplertranscraniano, que é fundamental para diagnóstico precoce de alterações de vasos cerebrais relacionadas ao desenvolvimento de AVC. A unidade de saúde também vai oferecer exames hematológicos, bioquímicos e terá agência transfusional.
Segundo a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, o Centro de Anemia Falciforme que será inaugurado nesta segunda-feira é a primeira unidade do tipo no país, vinculado ao Estado. Só na Bahia, estima-se que 30 mil pessoas possuam a condição, que provoca anemia crônica e episódios frequentes de dor severa, decorrentes da má circulação sanguínea.