Réplica da Constituição roubada em manifestação é localizada em MG e será devolvida ao STF

O ministro da Justiça, Flávio Dino, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (12) que recuperou uma réplica da Constituição Federal de 1988 levada por vândalos durante os ataques do último domingo (8), em Brasília. A peça foi encontrada no sul de Minas Gerais.

Um homem, identificado como Marcelo Fernandes Lima, disse que pegou a réplica da mão dos manifestantes para que não estragassem a peça e entregou à Polícia Federal, em São Lourenço. Ele participou do ato e foi filmado segurando o documento. Ele disse a PF que guardou a Constituição, pois os envolvidos queriam rasgá-la, mas que ele nunca teve intenção de depredar o patrimônio público. A entrega da réplica não o isentará de responder a um processo por ter participado dos atos de vandalismo.

A réplica que ficava em exposição no Salão Branco do STF e será devolvida à ministra Rosa Weber, presidente da corte, às 14h30 desta sexta-feira (13) pelo ministro da Justiça. O exemplar original da Constituição de 1988 também integra o acervo do STF, mas não foi alvo da ação. Ele está preservado no Museu da Suprema Corte. 

Related posts

Rui diz que visita de Xi Jinping reforça relação Brasil-China

Governo talibã proíbe livros ‘não islâmicos’ em bibliotecas

Prefeitura de Salvador participa de debate em encontro do G20