Programa Deputado Jovem Universitário é aberto na Assembleia

A cerimônia de posse da 1ª edição do Deputado Jovem Universitário 2024 será realizada nesta terça-feira (20), a partir das 9h, no Auditório Jornalista Jorge Calmon, com a entrega dos diplomas e a escolha dos presidentes das comissões temáticas. No início da tarde, já na rampa de acesso ao Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, os estudantes que integram o projeto vão fazer a foto oficial com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes.

O DJU é uma parceria da Escola do Legislativo da ALBA e a Secretaria Estadual da Educação (SEC), que selecionou 50 jovens do ensino superior de diversos núcleos territoriais para participar do programa, na Casa do Povo, vivenciando atividades normalmente executadas pelos 63 parlamentares eleitos como representantes da população.

Na abertura do evento, nesta segunda-feira (19), os jovens universitários da capital Salvador e de municípios do interior foram recepcionados, no auditório, pela comissão organizadora, que apresentou todo o cronograma. Como primeira atividade, os participantes ouviram com atenção a palestra de Ian Schwartz, gerente do Departamento de Apoio Técnico, que falou sobre “Vivência Parlamentar e Processo Legislativo da ALBA”.

Logo depois, já exercitando o que é uma rotina no debate da Casa Legislativa, os jovens deputados se articularam em grupos para formação dos partidos políticos, eleição dos líderes das agremiações, composição das chapas e a eleição da Mesa Diretora do DJU, integrada por presidente, 1º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. Tiveram a orientação técnica especializada e a mediação do servidor público Breno Valadares.

A diretora da Escola do Legislativo, Fernanda Guedes, lembrou que este projeto é uma ampliação do programa Deputado Jovem Baiano, uma experiência de sucesso desenvolvida no ano passado, com alunos do ensino médio das redes estadual e particular de todas as regiões. “Aqui, esses jovens universitários vão discutir, avaliar, analisar e aprovar projetos de lei. Eles terão todo o acompanhamento técnico necessário e aprenderão na prática como fazer política, uma atividade fundamental para a evolução da sociedade”, definiu a gestora.

Coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude em Processos Educacionais (SEC), Larissa Lima Santos, deu as boas-vindas em nome da secretária Rowenna Brito, e agradeceu à Assembleia pela parceria. “Quando a gente faz uma proposta como essa, a gente fala que é importante ter programas, projetos e ações que possam aproximar cada vez mais a juventude do espaço da política. A gente só deseja, só sonha aquilo que a gente conhece, então vamos ocupar esse espaço da política”, concluiu a coordenadora.

A servidora Laura Ramos, coordenadora do Programa “A Escola e o Legislativo”, foi também a mestre de cerimônia. Compuseram a mesa, além das personalidades citadas na reportagem, o titular da Diretoria Parlamentar, Geraldo Mascarenhas; a gerente do Departamento Pedagógico e de Desenvolvimento da EL, Yuriko Guimarães; e a servidora pública Shirley Góes.

Related posts

Rui diz que visita de Xi Jinping reforça relação Brasil-China

Governo talibã proíbe livros ‘não islâmicos’ em bibliotecas

Prefeitura de Salvador participa de debate em encontro do G20