Prefeito diz que ter filho autista é “infelicidade” e causa revolta

O prefeito de Pombal, na Paraíba, Dr. Verissimo (Republicanos), classificou como “infelicidade” pais que possuem filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A declaração do chefe do Executivo Municipal, feita na terça-feira (9), repercutiu de forma negativa e o Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) emitiu uma nota de repúdio.

Em nota, o MOAB afirmou que a fala do prefeito “é profundamente ofensiva, capacitista e demonstra um total desconhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. O órgão exige ainda uma retratação pública de Dr. Verissimo após o episódio.

“Declarações como a do Prefeito Dr. Verissinho reforçam estigmas e preconceitos que lutamos diariamente para combater. Essas falas vão de encontro aos princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Lei nº 12.764/2012 (Lei Berenice Piana), que asseguram a dignidade, igualdade e inclusão das pessoas com deficiência”, destaca o MOAB no comunicado.

A coordenadora do MOAB na Bahia, Fátima Dantas, disse em entrevista exclusiva ao BNews ter feito acionado o MOAB Brasil após o fato ser divulgado e estar “vigilante nos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”.

“Exigimos uma retratação pública imediata do Prefeito Dr. Verissinho, e esperamos que ele se comprometa com ações concretas para promover a conscientização sobre o TEA e combater o capacitismo. É fundamental que nossas lideranças compreendam e respeitem a diversidade humana, promovendo e falando por uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária. Reafirmamos nosso compromisso com a luta pelos direitos das pessoas com TEA e suas famílias. Continuaremos trabalhando incansavelmente para garantir respeito, empatia e inclusão para todos”, acrescenta o comunicado.

Related posts

Rui diz que visita de Xi Jinping reforça relação Brasil-China

Governo talibã proíbe livros ‘não islâmicos’ em bibliotecas

Prefeitura de Salvador participa de debate em encontro do G20