Prefeito de Salvador confirma reunião com Lula para debater ‘crise’ do transporte público

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) confirmou, na manhã desta terça-feira (28), que os prefeitos das grandes cidades irão se reunir com o presidente Lula (PT), entre 14 e 15 de março, para debater sobre alguns temas de importância para as prefeituras, sobretudo a “crise” do transporte público.

Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta manhã, o prefeito da capital baiana lamentou a decisão do governo federal de voltar a cobrar tributos (PIS/Cofins e Cide) sobre os combustíveis. Ele destacou que a medida, junto a falta de um subsídio federal para custear parte dos gastos com o setor, pode acarretar em grandes prejuízos às empresas e prefeituras.

“A gente espera do governo federal, não só isenção de impostos do governo estaduais, mas também um subsídio, o apoio para o transporte público, para que a gente possa ampliar a frota e ter condições de custear esse sistema que hoje é deficitário. Prefeituras não têm mais condições de assumir mais atribuições, mais responsabilidade e efetivamente nós precisamos compartilhar essa questão”, disse Bruno Reis.

Ainda sobre a reoneração dos combustíveis, o gestor revelou que teme um “impacto” no sistema do transporte público. “Ano passado, o aumento que teve de 131%, vocês sabem, a prefeitura custeou o combustível para que os ônibus rodassem. Os ônibus saíssem das garagens. Vocês viram que aqui do lado, em Lauro de Freitas, empresas quebraram. Ônibus não saíram. Já tivemos neste ano movimentos por conta da crise do transporte público. Nem precisa ir muito longe. Eu espero que as autoridades federais e estaduais tenham a sensibilidade e compreendam a gravidade do problema para juntos acharmos soluções”.

Nesta terça-feira a prefeitura de Salvador anunciou que nos próximos quatro anos, o mobiliário urbano de Salvador passará por uma modernização. Segundo a gestão municipal, até 2027, pontos de ônibus, paradas de táxi, lixeiras, relógios públicos e bicicletários serão implantados, reformados e informatizados, de modo a garantir mais conforto, segurança e informação para quem utiliza transporte público e depende do trânsito para a locomoção diária.

“Este ato simboliza o início da troca de todo mobiliário urbano da cidade. Fizemos uma licitação em 2021 e hoje apresentamos o início desses resultados. Essa concessão representa uma arrecadação de R$ 187 milhões ao município. Este foi o maior valor pago no Brasil para concessão de ações em benefício de mobiliários urbanos”, destacou Bruno Reis.

*Com informações do site Bahia.ba

Related posts

Rui diz que visita de Xi Jinping reforça relação Brasil-China

Governo talibã proíbe livros ‘não islâmicos’ em bibliotecas

Prefeitura de Salvador participa de debate em encontro do G20