PP da Bahia se prepara para debandada em caso de federação com União Brasil

Deputados estaduais e federais do PP na Bahia aguardam com ansiedade o desfecho sobre a federação com o União Brasil, já aprovada pelo próprio partido.

Sob anonimato, parlamentares do partido falaram ao BNews que a legenda deve passar por uma verdadeira debandada caso o acordo seja sacramentado. O grupo já está em compasso de espera, aguardando para dar o próximo passo, que será a procura por um novo partido. O único membro com mandato que deve permanecer no partido é o deputado federal João Leão.

“Vamos ter que esperar o governador arrumar um partido para nos alocar”, disse uma das fontes. O Avante aparece como a legenda com maior chances de receber os dissidentes progressistas, embora o PDT, e o nanico Agir também sujam como possibilidades.

Vale lembrar que caso a federação seja confirmada, os deputados precisarão esperar a janela partidária, que só será aberta em março de 2026 para poder se desfiliar.

Na Bahia, o PP busca retornar à base do PT. A aliança foi rompida em 2022, quando o então presidente do partido no estado, João Leão, decidiu apoiar o candidato do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, ao governo do estado.

Related posts

Leo Prates lamenta morte do Papa Francisco e ressalta relevância do líder religioso para o mundo: ‘Legado eterno’

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Coronel Robson Pacheco assume chefia de gabinete do vice-governador Geraldo Júnior