O Ministério da Saúde vai demitir os responsáveis pelo 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil, promovido pela pasta na quinta-feira (5). A decisão foi tomada após uma apresentação inadequada de uma dançarina durante o evento, que causou constrangimento ao governo e críticas pesadas da oposição. A informação foi relatada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, neste sábado (7).
A demissão foi uma determinação dada pelo Palácio do Planalto à ministra Nísia Trindade. A apresentação, que circulou pelas redes sociais, mostra uma mulher dançando sensualmente ao som da música “Batcu”, da cantora Aretuza Lovi.
De acordo com o colunista, ninguém do governo conseguiu sair em defesa da apresentação, que foi designada como “artística” numa nota do próprio ministério. A nota reconhece, porém, que a dança foi um “lamentável episódio” e que a pasta criará uma “curadoria para organização de eventos oficiais”.
A Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, responsável pela organização do evento, é comandada pelo sanitarista Nésio Fernandes. O diretor de programa da secretaria é Felipe Oliveira.