O núcleo duro petista aposta na vitória da legenda em três grandes cidades baianas, no próximo domingo (6). Nomes ouvidos pelo Política ao Vivo acreditam que Camaçari, Ilhéus e Barreiras serão governadas pelo partido a partir de janeiro de 2025.
Uma das fontes consultadas diz que das três cidades, Camaçari é a vitória mais certa, com o ex-prefeito Luiz Caetano. A expectativa é de uma eleição ainda no no primeiro turno.
Em Ilhéus, embora o cenário esteja mais apertado, os petistas também dão como certa a eleição de Adélia Pinheiro. Um dos trunfos é a atuação do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT) na campanha, além do empenho do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A expectativa é de uma vitória mais apertada contra Valderico Júnior (União Brasil), mas com a garantia de chegar a uma cidade cidade estratégica para 2026.
Já em Barreiras, cidade conhecida pelo alinhamento com o agro e com o bolsonarismo, o ex-bolsonarista Tito chega na última semana como favorito. Um deputado petista, em anonimato, pontuou que a vitória do ex-deputado no município seria histórica, e representaria o sucesso do governo Jerônimo.
O PT ainda tenta vencer em cidades como Feira de Santana, cenário aberto com Zé Neto e José Ronaldo, e Lauro de Freitas, onde Rosalvo tenta manter a hegemonia do partido contra Débora Regis (União Brasil).