Pedido de cassação do governador e vice-governador do RJ vai ser julgado nesta sexta-feira

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) vai iniciar o julgamento do pedido de cassação do governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) nesta sexta-feira (17), às 14h. A corte vai analisar se houve desvio de verba pública. 

O pedido da investigação foi feito pelos procuradores regionais eleitorais Neide Cardoso e Flávio Paixão, da Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal, e pelo ex-deputado federal Marcelo Freixo (PT). A ação pede a cassação do mandato de Castro, do vice-governador Thiago Pampolha (MDB), do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil), e de outros seis réus.

Os acusados são investigados por prática de abuso político e econômico, por desviar verbas públicas com o objetivo de promover suas candidaturas nas eleições estaduais de 2022. Além do pedido de cassação, a ação também solicita que todos os réus, com exceção de Thiago Pampolha, se tornem inelegíveis pelo período de 8 anos, a partir das eleições de 2022. A exclusão do vice-governador se deve ao fato dele ter entrado na chapa de Cláudio Castro 20 dias antes da eleição.

Além dos três que ocupam a linha sucessória do Governo do Estado do Rio de Janeiro, também serão julgados:

  • Áureo Ribeiro (deputado federal);
  • Max Lemos (deputado federal);
  • Leonardo Vieira Mendes (deputado estadual);
  • Gutemberg de Paula Fonseca (suplente);
  • Bernardo Rossi (secretário de Ambiente e Sustentabilidade do RJ);
  • e Marcos Venissius da Silva Barbosa (suplente).
     

Related posts

Rui diz que visita de Xi Jinping reforça relação Brasil-China

Governo talibã proíbe livros ‘não islâmicos’ em bibliotecas

Prefeitura de Salvador participa de debate em encontro do G20