Eleita na quarta-feira (8), com o voto de 40 dos 63 deputados, a nova conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Aline Peixoto, será ouvidora geral da corte. A posse da nova diretoria acontece nesta sexta-feira (10), às 10h. Na presidência será empossado o conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto.
Atual presidente, o conselheiro Plínio Carneiro Filho será o corregedor no período 2023-25, ficando a vice-presidência com o conselheiro Fernando Vita.Além de autoridades do estado, deverão participar da cerimônia representantes das entidades representativas dos tribunais de contas, como Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).
A posse ocorre na data ddo aniversário de 52 anos de fundação do TCM, instituído pelo ex-governador da Bahia, Luiz Viana Filho, em 1971. Também assumirão novos cargos os presidents da 1ª Câmara, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, e da 2ª Câmara, conselheiro Mário Negromonte. A Escola de Contas será presidida pelo conselheiro Nelson Pellegrino.
Francisco Netto já dirigiu a corte em outros períodos, por mais de 10 anos. Segundo o próximo presidente, isto só aumenta a sua responsabilidade, “diante dos desafios – que se renovam – a serem enfrentados para que a corte de contas continue a cumprir, de forma exemplar, o seu dever constitucional de fiscalizar e contribuir para dar mais eficiência às administrações públicas municipais”.