Nova conselheira, Aline Peixoto será ouvidora-geral do TCM

Eleita na quarta-feira (8), com o voto de 40 dos 63 deputados, a nova conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Aline Peixoto, será ouvidora geral da corte. A posse da nova diretoria acontece nesta sexta-feira (10), às 10h. Na presidência será empossado o conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto.

Atual presidente, o conselheiro Plínio Carneiro Filho será o corregedor no período 2023-25, ficando a vice-presidência com o conselheiro Fernando Vita.Além de autoridades do estado, deverão participar da cerimônia representantes das entidades representativas dos tribunais de contas, como Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

A posse ocorre na data ddo aniversário de 52 anos de fundação do TCM, instituído pelo ex-governador da Bahia, Luiz Viana Filho, em 1971. Também assumirão novos cargos os presidents da 1ª Câmara, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, e da 2ª Câmara, conselheiro Mário Negromonte. A Escola de Contas será presidida pelo conselheiro Nelson Pellegrino.

Francisco Netto já dirigiu a corte em outros períodos, por mais de 10 anos. Segundo o próximo presidente, isto só aumenta a sua responsabilidade, “diante dos desafios – que se renovam – a serem enfrentados para que a corte de contas continue a cumprir, de forma exemplar, o seu dever constitucional de fiscalizar e contribuir para dar mais eficiência às administrações públicas municipais”.

Related posts

Marcinho Oliveira acerta saída pacífica do União Brasil em reunião com ACM Neto

Pedro Lucas recusa convite para assumir Ministério das Comunicações

Gestão de Bruno Reis é aprovada por 66% da população soteropolitana, aponta pesquisa