O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a atuação do Ministério Público e disse que é preciso evitar “acusações levianas” que “não fortalecem a democracia”.
A declaração foi feita nesta segunda-feira (18), durante discurso na posse de Paulo Gonet como procurador-geral da República. O presidente ponderou ainda que o MP “não pode achar que todo político é corrupto”.
Lula foi alvo da Operação Lava Jato, comandada pela Polícia Federal e Ministério Público Federal, que chegou a levá-lo à prisão. No evento estavam, por exemplo, Rodrigo Janot, o chefe do MP no auge da Lava Jato.
“Você (Gonet) só tenha uma preocupação: fazer com que a verdade, e somente a verdade, prevaleça acima de qualquer outro interesse”, disse Lula. “As acusações levianas não fortalecem a democracia, não fortalecem as instituições, muitas vezes se destrói a vida de uma pessoa sem dar a ela a chance de se defender. É importante que o MP recupere aquilo que foi razão pela qual os constituintes enaltecerem o MP”, completou.