O ministro da Defesa, José Múcio, deve ter uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a sua permanência no governo, nos próximos dias. A expectativa é que ele deixe o cargo, que pode ser assumido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, Múcio teria sinalizado a Lula que sua missão na pasta já foi finalizada, e que por isso pode deixar o cargo.
Ainda segundo a publicação, Alckmin, que além de vice, é ministro da Indústria e Comércio, tem aparecido como principal opção para assumir a Defesa, ministério hoje considerado ‘delicado’. A saída do ex-tucano para outra pasta ainda abriria espaço para a chegada do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD).
Pacheco é um dos nomes especulados para ocupar a Esplanada dos Ministérios a partir o próximo ano, em uma possível reforma ministerial.
Múcio está no governo desde o início, em 2023. Entre os principais desafios durante sua passagem pelo ministério, estão os desdobramentos da tentativa de golpe de Estado no dia 8 de janeiro de 2023.