MPF arquiva investigações contra Ibaneis Rocha e outras autoridades pelo 8 de janeiro

O Ministério Público Federal (MPF) arquivou nesta quinta-feira (1º) as investigações que apuravam atos de improbidade administrativa de autoridades do Distrito Federal por supostas ações ou omissões nos atos de 8 de janeiro.

Entre os investigados que tiveram o inquérito arquivado estão o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e os ex-comandantes da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), Klepter Rosa Gonçalves e Fábio Augusto Vieira. Além do ex-secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres. As decisões foram tomadas no final de janeiro pelo procurador da República Carlos Henrique Martins Lima. No caso do governador Ibaneis, o arquivamento foi feito em novembro de 2023.

Em nota, o MPF declarou que os arquivamentos “foram motivados, entre outras razões, por não ser possível apontar conduta dolosa, nem elementos probatórios de ação intencional dos investigados, condição inequívoca para aplicação da Lei de Improbidade Administrativa”. As decisões passarão por análise da 5ª Câmara de Coordenação do MPF, a quem cabe homologar ou não o arquivamento.

O MPF utilizou provas e o relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do 8 de Janeiro para decidir o arquivamento do inquérito. De acordo procurador Carlos Henrique, o documento da comissão tem “viés político”.

Related posts

Rui diz que visita de Xi Jinping reforça relação Brasil-China

Governo talibã proíbe livros ‘não islâmicos’ em bibliotecas

Prefeitura de Salvador participa de debate em encontro do G20