Ministro Gilmar Mendes anula arquivamento de ação contra Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, decidiu nesta segunda-feira (10), anular uma decisão da Justiça Federal em Brasília que arquivou um dos processos que apura a omissão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na gestão da pandemia da covid-19. Com a decisão de Mendes, caberá a Procuradoria-Geral da República (PGR) reavaliar o processo e decidir se o caso terá ou não novo andamento.

Além de Bolsonaro, o processo também envolve o ex-ministro da Saúde e atual deputado federal Eduardo Pazuello, a ex-secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro, o ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro Fabio Wajngarten entre outros ex-integrantes do governo.

Parte do processo está relacionado com as investigações da CPI da Pandemia. O colegiado encerrou os trabalhos em outubro do 2021 e indiciou 80 pessoas por crimes durante a pandemia. Depois que tramitou na primeira instância da Justiça, parte da investigação foi arquivada a pedido do Ministério Público Federal (MPF). No entanto, a decisão não poderia ter sido tomada porque Pazuello, que tem foro privilegiado, só pode ser julgado pelo Supremo.

Related posts

Policial preso por planejar morte de Lula trabalhou na SSP nos anos 2000

Ana Paula Matos assume dianteira e deve ser sucessora de Bruno Reis em 2028

Lula e Xi Jinping assinam declaração; Brasil e China firmam acordos bilaterais