A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participará das celebrações do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, que acontece na manhã do próximo domingo (2), no Largo da Lapinha, em Salvador. O cortejo cívico inicia no bairro da Liberdade e encerra na Ladeira da Água Brusca, Centro Histórico da cidade.
A ministra é uma das homenageadas com a Comenda Medalha 2 de Julho – Libertadores da Bahia, concedida pelo Governo do Estado. A homenagem está disposta em decreto simples, publicada no Diário Oficial do Estado da última quarta-feira (28). A medida deve-se a Lei nº 11.902, de 20 de abril de 2010, regulamentada pelo Decreto nº 12.964, de 21 de junho de 2011, sancionada no governo Jaques Wagner (PT).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também estará presente nos festejos do 2 Julho. O chefe do Executivo federal participará apenas da cerimônia solene que será realizada no Campo Grande, a partir das 16h30, momento em que chega os carros dos caboclos. Além disso, na ocasião, haverá hasteamento das bandeiras pelas autoridades públicas e o acendimento da Pira do Fogo Simbólico.