O senador Magno Malta (PL-ES) apresentou um requerimento à Mesa Diretora do Senado solicitando uma homenagem à Donald Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos. O voto de aplauso será analisado pela presidência da Casa e, se aprovado, será lido em plenário. Malta justifica a proposta destacando o “impacto global dessa escolha” e o retorno do conservadorismo com a volta de Trump à presidência.
No documento, o senador afirma que a vitória de Trump é um “marco de esperança” e que reflete o desejo do povo americano de preservar os princípios que guiaram o país ao longo de sua história. Malta também mencionou o apoio do Partido Republicano, destacando a importância da eleição para o parlamento americano, que elegeu uma maioria de republicanos.
“Trump terá muito poder com os republicanos, deputados, senadores, e com a Suprema Corte, para agir contra a ditadura no mundo”, afirmou. Magno Malta chegou aos Estados Unidos no dia seguinte à votação, que ocorreu em 5 de novembro. Na eleição, Trump derrotou Kamala Harris com 295 votos de delegados contra 226.