O presidente Lula (PT) demonstrou incômodo ao ser questionado sobre a falta de menção à situação da Venezuela, durante discurso na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas. O petista foi indagado por jornalistas, em coletiva de imprensa.
“Por que eu tenho que falar da Venezuela em todo o lugar? Eu não falo nem da Janja em todo lugar”, disse o petista no México, onde participa na terça-feira, 1º, da posse de Claudia Sheinbaum.
Durante as declarações públicas, o chefe do Executivo falou sobre a importância da defesa da democracia, mas não citou sobre o imbróglio das eleições venezuelanas.
“Por que eu vou falar da Venezuela? Eu falo o que me interessa falar. O discurso que eu queria fazer [na ONU] era aquele. E foi muito bom discurso”, acrescentou.
Em julho, os eleitores foram às urnas para escolher o novo representante para o país. O grupo de oposição, liderado por María Corina Machado, contesta o resultado posto pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que deu vitória a Nicolás Maduro. A bancada defende o nome de Edmundo González.
O presidente Lula (PT), por sua vez, não reconheceu a vitória de Maduro ou do candidato de oposição, Edmundo González.