O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) proibiu a entrada de ministros do seu governo com celular em seu gabinete. O chefe do Executivo nacional é avesso a este tipo de tecnologia, não tem celular próprio e é um forte resistente a usar ferramentas como WhatsApp e Telegram. Quando precisa falar com alguém à distância, opta por celulares de terceiros ou telefone fixo.
Para entrar qualquer ministro ou outra autoridade entrar, é necessário deixar o celular na antessala. É proibido conversar com Lula usando celular. Seu gabinete fica no terceiro andar do Palácio do Planalto.
Devido à proibição, auxiliares que se reúnem com o presidente no gabinete do Planalto costumam levar impressos documentos que apresentarão a Lula. As informações são do site Metrópoles.
A proibição também valeu na reunião ministerial de Lula, que aconteceu no último dia 6 dejaneiro. Interlocutores dizem que, além de evitar gravações indesejadas, Lula veta celulares nesses encontros para evitar que seus auxiliares se distraiam.