Início » Lula chega à Etiópia para a cúpula da União Africana e tem plano de renegociar dívida de países do continente

Lula chega à Etiópia para a cúpula da União Africana e tem plano de renegociar dívida de países do continente

por Redação

O presidente Lula (PT) desembarcou na Etiópia na última quinta-feira (15) e deu início, nesta sexta-feira (16), à agenda oficial no país. Ele terá duas reuniões e um almoço de Estado com o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed. A expectativa é que os dois líderes assinem acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação. Além disso, o Brasil tem interesse em fortalecer sua presença no comércio com o país africano.

Lula também deve participar de um evento sobre financiamento climático para a agricultura e segurança alimentar e é um dos convidados da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, entidade que reúne as 55 nações da África.

Ao jornal Folha de S. Paulo, auxiliares do presidente confirmaram que há também um plano de renegociação das dívidas que as nações africanas têm com o Brasil. Moçambique, Congo, Senegal, São Tomé e Príncipe, Gana, Mauritânia, Guiné-Bissau, Guiné e Zimbábue têm débitos com Brasília, que juntos somam cerca de R$ 1,3 bilhão. Entre eles, apenas Zimbábue não deve ser contemplado, pois há a percepção de que a dívida do país como insolúvel.

O Ministério da Fazenda estuda as condições de descontos e parcelamentos. As propostas devem ser tratadas individualmente com cada país e a previsão é que sejam colocadas em prática já no segundo semestre, antes de novembro, quando acontece a cúpula de chefes de Estado do G20 no Brasil. A intenção é que essas ações de negociação sirvam de exemplo para nações mais desenvolvidas. Ainda segundo o jornal, os processos do plano de renegociação já estão adiantados com Moçambique, Congo e Senegal.

Leia também