Lira oferece poder de veto a Lula na sucessão da Câmara em troca de apoio, diz site

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reforçou os esforços para conseguir apoio do governo federal ao nome que ele deseja emplacar como seu substituto no cargo. A informação foi confirmada pela Folha de S. Paulo.

A eleição para o comando da Casa ocorre apenas em fevereiro de 2025 e a disputa pela sucessão, apesar de ainda indefinida, já está rendendo articulações. Em reunião com o presidente Lula (PT) no fim de abril, no Palácio da Alvorada, Lira disse que quer conduzir sua sucessão. Ofereceu ao petista, no entanto, o poder de veto a candidatos.

Há ao menos quatro deputados que se apresentam como pré-candidatos atualmente: Elmar Nascimento (União Brasil-BA), nome mais próximo de Lira, além de Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL). Lira quer, segundo aliados dele, resolver o nome de seu candidato antes das eleições municipais —tradicionalmente, a Casa fica esvaziada durante o processo eleitoral, uma vez que parlamentares voltam às suas bases eleitorais para trabalhar por seus candidatos.

Related posts

Pedro Lucas recusa convite para assumir Ministério das Comunicações

Gestão de Bruno Reis é aprovada por 66% da população soteropolitana, aponta pesquisa

Alvo de operação da PF, presidente do INSS é afastado do cargo