Lira obriga presença de deputados na segunda-feira para votações

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, editou um ato para obrigar a presença dos parlamentares na Casa nesta segunda-feira, 4. A intenção é avançar em pautas de interesse do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes do feriado prolongado de 7 de setembro, na próxima quinta.

Normalmente, as sessões de segunda-feira são semipresenciais, com permissão para registrar presença através de um aplicativo de celular. Porém, para tentar garantir o quórum necessário para votar projetos de lei na terça, Lira decidiu antecipar a obrigatoriedade de presença para um dia antes.

Um dos projetos na mira de Lira é o que limita os juros do cartão de crédito e regulamenta o Desenrola, programa de renegociação de dívidas que já retirou 8 milhões de brasileiros dos órgãos de negativação.

Com a nova lei, o governo Lula pretende limitar em até 100% a taxa de juros anual do cartão de crédito, que chegou a 445,7% em meados de julho.

O outro projeto que Lira pretende avançar é o que prevê a tributação de casas de apostas esportivas, com a qual o governo Lula pretende arrecadar até R$ 12 bilhões, se aproximando assim do cumprimento das metas econômicas estabelecidas.

Nesse caso, a gestão federal pretende tributar cada casa de aposta em 18% da sua receita bruta, descontados apenas os prêmios pagos aos apostadores. Os clientes das empresas, por sua vez, serão tributados em 30% da premiação de cada aposta vencedora.

O plano do governo Lula é destinar a maior parte dessa arrecadação para a seguridade social e para o Ministério dos Esportes.

Related posts

Rui diz que visita de Xi Jinping reforça relação Brasil-China

Governo talibã proíbe livros ‘não islâmicos’ em bibliotecas

Prefeitura de Salvador participa de debate em encontro do G20