Início » Lira espera gesto de apoio de Lula ao nome de Hugo Motta na sucessão da Câmara

Lira espera gesto de apoio de Lula ao nome de Hugo Motta na sucessão da Câmara

por Redação

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e aliados do deputado federal Hugo Motta (Republicanos -PB) esperam um gesto de apoio mais incisivo do governo Lula e do próprio Partido dos Trabalhadores (PT) ao nome do parlamentar na sucessão à presidência. No entanto, Lula não quer se comprometer com nenhuma candidatura, caso isso aconteça o presidente só o fará após as eleições municipais.

Segundo a Folha de São Paulo, um dos entraves para que Motta tenha o apoio da esquerda é a proximidade do deputado com o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI) e com o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, articulador do impeachment de Dilma Rousseff (PT).

Além de Motta, também disputam a sucessão de Lira, Antônio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União Brasil). Eles estão dando sinais que podem formar uma aliança governista para atrair PT e governo federal.

Essa aliança pode se estender à sucessão do Senado. O PSD abriria mão de lançar Otto Alencar contra o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP)e concorreria apenas ao posto principal da Câmara. Entraria nessa negociação a substituição de Waldez Góes no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Ainda há a possibilidade de outros nomes entrarem na disputa pela Câmara no lugar de Elmar como André Figueiredo (PDT-CE) e Domingos Neto (PSD-CE) ou no lugar de Motta como o líder do PP, Doutor Luizinho (RJ) e o ex-ministro de Dilma, Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP). Apesar disso, Motta ainda é o favorito na disputa.

Leia também