Governo lança novo plano de vacinação nesta segunda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, vão lançar nesta segunda-feira (27) o “Movimento Nacional pela Vacinação”. O objetivo do plano é ampliar o percentual de pessoas imunizadas com todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação dá início a campanha de vacinação contra Covid-19 para 2023, que contará com a utilização do imunizante bivalente da Pfizer. Os grupos de maior risco para a doença, e que receberam ao menos duas doses da vacina monovalente, receberão a bivalente. A atualização do imunizante protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.

Neste primeiro momento, serão vacinadas pessoas com mais de pessoas com mais de 70 anos; pacientes em instituições de longa permanência a partir de 12 anos; trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; integrantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Durante o lançamento do plano, o presidente Lula será vacinado com a quinta dose de vacinas contra Covid-19. O evento ocorrerá em uma unidade de saúde localizada a 18 km do Palácio do Planalto.

O “Movimento Nacional pela Vacinação” focará ainda na ampliação da cobertura vacinal de todos os imunizantes disponibilizados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). De acordo com o Ministério da Saúdem, em 2022, nenhuma vacina do PNI atingiu a meta de vacinar 95% do público-alvo.

Related posts

Rui diz que visita de Xi Jinping reforça relação Brasil-China

Governo talibã proíbe livros ‘não islâmicos’ em bibliotecas

Prefeitura de Salvador participa de debate em encontro do G20