Início » Governo Jerônimo prevê entrega do VLT antes da eleição de 2026

Governo Jerônimo prevê entrega do VLT antes da eleição de 2026

por Redação

As obras do VLT de Salvador estão adiantadas. A terraplanagem no trecho entre a Calçada e o Lobato estava prevista para ser iniciada apenas em janeiro de 2025, mas foi iniciada já na última semana, antecipando o cronograma em pelo menos 20 dias.

Durante vistoria realizada na manhã desta segunda-feira, 16, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), a presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Cláudia Nascimento, afirmou que a gestão estadual trabalha para entregar o primeiro trecho do VLT antes das eleições de 2026.

“A gente está trabalhando para inaugurar o trecho entre a Calçada e o Lobato ainda no primeiro semestre de 2026. Não é uma garantia, mas como o cronograma já está antecipado, estamos otimistas com isso”, declarou Ana Cláudia ao Portal A TARDE.

Um esforço foi feito pela CTB para antecipar a terraplanagem, visando fugir das chuvas que são esperadas para janeiro e que poderiam complicar o início das obras. A “correria” também ocorreu para montar os galpões onde serão colocados os vagões do VLT, que devem chegar na Calçada ainda na primeira metade de 2025.

O Portal A TARDE flagrou uma conversa de Jerônimo com o seu secretário da Casa Civil, Afonso Florence (PT), onde ambos confirmaram que a primeira parcela do pagamento pelos trens do VLT, adquiridos junto ao Estado do Mato Grosso, que venceria no dia 31 de dezembro, já foi efetuada pelo governo baiano.

A expectativa é que esses trens comecem a operar publicamente no trecho de aproximadamente 5 km entre a Calçada e o Lobato até junho de 2026, mas de maneira assistida, com horário reduzido e sem cobrança de tarifa, pagando uma dívida histórica com o Subúrbio Ferroviário de Salvador antes do próximo processo eleitoral.

Leia também