O Governo da Bahia publicou um decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (03) desapropriando, para fins de utilidade pública, uma área localizada no bairro de Plataforma, subúrbio da capital. A medida visa a viabilização das obras do VLT (Veículo Leve sob Trilhos) e também a construção do chamado Parque das Ruínas.
Segundo o documento, a região é situada no trecho entre as Ruas Almeida Brandão, Úrsula Catharino, Leandro Gomes e 2ª Travessa Sá Oliveira, e compreende, no projeto de construção do VLT, área do Lote 1, referente ao Parque das Ruínas, conforme estudos e projetos realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR.
No local onde será construído o parque funcionava a antiga Fábrica de Tecidos São Braz, instalada a partir de 1875 e desativada desde 1968, e tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) em 2002.
O objetivo do Palácio de Ondina é transformar o equipamento em um moderno polo de desenvolvimento cultural destinado para atividades comerciais, com o objetivo de atrair o público local e incrementar o turismo na região, com o beneficiamento de pescadores e marisqueiras da região.