Em um evento realizado na manhã deste sábado (20), em um hotel localizado no bairro da Pituba, em Salvador, o vice-governador e pré-candidato à prefeitura de Salvador, Geraldo Jr, comentou a importância de debater a igual racial na capital baiana e alfinetou o atual gestor municipal de não ter ideias.
“Ao contrário do prefeito da cidade que apresenta um sem número de propostas, mas que não são propostas da prefeitura e nem dele, são propostas do seu chefe político do ex-prefeito da cidade, propostas que são ventiladas como quantidade, mas eu e Fábia preferimos a propostas de políticas públicas a serem estabelecidas na Bahia e aqui em Salvador”, destacou Geraldo.
Ele aproveitou o ensejo para tratar da importância do evento ‘Pensar Salvador’ como primeiro encontro para tratar de um tema de bastante relevância.
“Nós vamos lutar por isso. Aqui hoje é a primeira temática, é o primeiro encontro temático para discutir um tema tão importante que é o da igualdade racial, que é um tema que precisa ter uma correção. Nós precisamos voltar no tempo, retornar no tempo e ter a necessidade de incluir essas políticas públicas em Salvador. ‘Pensar Salvador’ significa envolver a população negra. Nós temos 54,4% de mulheres na nossa cidade. Nós temos uma população negra de 82% que merece o respeito. Lembrar dos negros em época de pandemia, desastres ecológicos? Não. Nós temos que lembrar dos negros e negras nos espaços de poder, tanto econômico como político. E o nosso governo vai fazer isso”, concluiu.
Propostas para promoção da Igualdade Racial em Salvador
Quinze propostas voltadas para a criação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento social, econômico e cultural da população negra de Salvador foram apresentadas aos pré-candidatos a prefeito, Geraldo Júnior, e a vice-prefeita, Fábya Reis.
As propostas sugeridas no encontro temático estão divididas por áreas, sendo elas educação, saúde, segurança, emprego e geração de renda, meio ambiente, promoção da igualdade, cultura e segurança. Entre as sugestões apresentadas estão a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra na gestão do SUS e a instituição de políticas de financiamento para micro e pequenos empreendedores negros, com a redução de taxas de impostos.