O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, criador do canal Terça Livre, acessou ilegalmente o número de celular do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e tentou telefonar para ele durante uma live.
As informações integram a lista de documentos vazados na quarta-feira (17), por deputados do partido Republicano dos Estados Unidos que integram a Comissão de Justiça da Câmara dos Representante.
De acordo com informações da Carta Capital, o documento diz que Moraes passou a receber “diversas ligações de cunho ofensivo e ameaças”. A situação se intensificou no contexto dos ataques golpistas do 8 de Janeiro de 2023.
“Resultou no recebimento de diversas ligações e mensagens de cunho ofensivo e ameaçador, colocando em risco a segurança pessoal do ministro e de sua família”, aponta relatório. Allan é considerado foragido pela Justiça Brasileira, ele é investigado nos inquéritos das Fake News e das Milícias Digitais, e está proibido de criar perfis em redes sociais como o X.
Ataques a Moraes
No início deste mês, Allan fez uma live no X (antigo Twitter) para quase 10 mil usuários, no canal Terça Livre. Ele retornou à plataforma, de onde foi suspenso por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), após Elon Musk criticar as decisões do ministro Alexandre de Moraes.
Ao longo dos minutos em que ficou no ar, o jornalista proferiu xingamentos a Moraes e disse que retomará as atividades do “Terça Livre” em território americano — onde mora atualmente — prometendo transmissões diárias.
Houve ainda referências a Musk: Allan leu no ar a decisão em que Moraes incluiu o empresário entre os investigados no inquérito das milícias digitais e fixou multa de R$ 100 mil para os descumprimentos do X.