O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino usou as redes sociais para informar que determinou que a Polícia Federal (PF) instaure inquérito para investigar indícios de manipulação de resultados em competições esportivas de futebol.
“Diante de indícios de manipulação de resultados em competições esportivas, com repercussão interestadual e até internacional, estou determinando hoje que seja instaurado Inquérito na Polícia Federal para as investigações legalmente cabíveis”, escreveu o ministro no Twitter.
Apesar da entrada da PF nas apurações, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afirmou que não há possibilidade de interromper a edição 2023 do Campeonato Brasileiro.
Em nota enviada à Agência Brasil, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse que a entidade “enviou ofício à Presidência da República e ao Ministério da Justiça, solicitando que a Polícia Federal entre no caso, com o objetivo de centralizar todas as informações a respeito dos casos em investigação”.
O anúncio do ministro da Justiça foi feito um dia após o Ministério Público de Goiás (MP-GO) denunciar à Justiça 16 pessoas por fraudes para manipular resultados de 13 partidas de futebol (8 do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, 1 da Série B de 2022 e 4 de campeonatos estaduais de 2023) para favorecer apostas esportivas.