Prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), anunciou que, devido ao falecimento precoce e violento de Gabriel Silva da Conceição Júnior, no bairro de Portão, decidiu tomar medidas para evitar aglomerações e preservar a segurança dos munícipes. Em consonância com a Lei Orgânica do Município, todas as festividades previstas para a emancipação do município foram suspensas, incluindo eventos festivos com trios elétricos, bandas, cortejos cívicos e políticos, financiados tanto por recursos privados como públicos, incluindo emendas dos vereadores(as).
Essas restrições entrarão em vigor a partir desta terça-feira (25) e permanecerão em vigor até a publicação de um novo Decreto.
Apenas a realização da Missa de Emancipação, agendada para o dia 31 de julho, na Praça da Matriz, está autorizada, contando com a participação da Orquestra Sinfônica de Lauro de Freitas, Coro Infanto-juvenil do Núcleo NEOJIBA e corais da Igreja. A prefeita comunicou sobre o cancelamento dos festejos em seu perfil nas redes sociais, reforçando o compromisso com a segurança e bem-estar da população durante este período sensível.