A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis (PT), evitou alimentar especulação sobre seu nome ser indicado para a chapa liderada pelo vice-governador Geraldo Jr (MDB) como candidata a vice-prefeita de Salvador nas eleições deste ano. Em conversa com o Classe Política, nesta segunda-feira, 8, a petista enfatizou que está focada na gestão à frente da Seades e que não tem participado das últimas reuniões do Conselho Político, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“A gente segue dialogando com o Conselho Político, o governador obviamente tem mantido aí já o anúncio do nosso vice-governador Geraldinho, o nosso candidato a prefeito de Salvador, sobre a vice, esse diálogo, não acompanhei, enfim, não participei das últimas reuniões do Conselho Político. Estou secretária, enfim, cumprindo a tarefa liderada e esse é um debate (sobre a vice) que necessariamente passa pelo Conselho Político e pela deliberação do governador, que ainda está na construção dos critérios e dos diálogos”, disse a secretária.
Fabya foi escolhida coordenadora de um grupo de trabalho para catalogar principais temas de debate nas eleições a prefeito da capital. Ela também é esposa do deputado federal Valmir Assunção (PT). Nos bastidores, seu nome é dado como certo na chapa encabeçada pelo emedebista. Há um entendimento de que existe a necessidade de ter uma mulher, negra, vinculada à esquerda, para dar representatividade a chapa e mobilizar a militância para a campanha na capital. A deputada Olívia Santana, que também retirou sua pré-candidatura em dezembro, já verbalizou que não tem desejo para ocupar o posto, o que turbinou a especulação em torno do nome de Fabya Reis.
“O governador não conversou comigo sobre isso. Temos tratado realmente as pautas da secretaria de modo que a gente é de um projeto, uma construção coletiva e aí a gente tem que aguardar todo o entendimento, o amadurecimento em relação a essa composição para vice do nosso campo político. Então eu estou muito focada a cumprir a tarefa de estar secretária, então não é algo que é pessoal, de desejo ou não desejo, acho que é um amadurecimento realmente dessa grande composição para ajudar e sem dúvida esse projeto vitorioso aí com o Geraldinho representando o campo político”, concluiu.