Secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis (PT) foi confirmada como pré-candidata a vice-prefeita de Salvador na chapa encabeçada pelo vice-governador do estado, Geraldo Jr (MDB). O anúncio oficial foi feito em evento realizado no início da na tarde desta quarta-feira (5), na Casa Rosa, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.
Durante o evento, foi anunciado também que o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa e Minério (CBPM), o vereador Henrique Carballal (PDT), integrará a coordenação da campanha. O superintendente da Defesa Civil, Heber Santana, também vai deixar o governo Jerônimo para atuar na campanha de Geraldo Jr. O lançamento da pré-candidatura do emedebista vai acontecer nesta quinta-feira (6).
A escolha de Fabya aconteceu, como adiantou a coluna Metropolítica, na tarde desta terça-feira (4). “Diante de tantos nomes apresentados pelos nossos partidos, tivemos ontem uma reunião com o governador Jerônimo Rodrigues, que de forma democrática sinalizou que a apresentação de público do nome da nossa pré-candidata a vice-prefeita de Salvador, teria que ter a unidade e a chancela de todo o grupo político”, disse Geraldo Jr. em coletiva de imprensa.
O perfil de Fabya Reis teve papel determinante para que ela conquistasse a vaga de vice na chapa. Além de negra e expoente da ala feminina do PT na Bahia, ela é forjada na militância de base do partido, tem forte capilaridade entre as diversas correntes da esquerda e possui ligações históricas com movimentos sociais. Em especial, o MST, onde ocupou postos de direção ao lado do marido, o deputado petista Valmir Assunção, principal líder dos sem-terra no estado.