O pediatra e ex- deputado estadual, Heraldo Rocha, continua mobilizando entidades na busca de ações que possam assegurar melhor e mais ampla assistência às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que vem crescendo no Brasil.
Na última quarta-feira (13) o pediatra reuniu- se com a presidente da Sociedade Baiana de Pediatria, Ana Luíza Velloso da Paz, para discutir a necessidade de parceria imediata, com a realização do Seminário de Apoio ao Transtorno do Autismo para Pediatras, reforçando a importância da qualificação dos pediatras para ampliar diagnóstico de crianças com TEA.
Ainda visando fortalecimento de parcerias para acolhimento da saúde da pessoa com transtorno do espectro autista, Heraldo Rocha participou de reunião com a secretaria municipal de saúde de Salvador e vice-prefeita, Ana Pula Matos. Na oportunidade foi discutido apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) à causa.
Entre as ações pautadas nas reuniões estão a confecção da carteira de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; o censo do autismo no município de Salvador; cartilhas de acessibilidade formação de motoristas e cobradores de ônibus em acessibilidade; palestras sobre autismo com protagonismo à mães; GT de mães de autistas para dialogar com a prefeitura na área de assistência social e saúde; lazer e cultura para as mães e seus filhos, cinema, museus; cursos de formação pelo SENAC e SENAI para as mães (bolo, pãozinho, tortas, artesanato) para garantir aumento de renda na própria comunidade.