O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu de participar de um evento organizado pela Fundação Clinton depois de um desentendimento entre a equipe do petista e seguranças do governo americano.
O evento, chamado Clinton Global Initiative, ocorreu num hotel em Nova York, onde Lula está para participar da Assembleia-Geral da ONU.
De acordo com relatos feitos à reportagem por assessores de Lula, a condução ocorreu porque a segurança do local foi reforçada após a aparição surpresa no evento do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Lula e sua equipe chegaram a entrar no hotel, mas a partir de determinado espaço os agentes de segurança de Biden quiseram restringir a passagem de auxiliares do presidente brasileiro.
De acordo com auxiliares, estava combinado com os organizadores do evento como seria o acesso de Lula ao espaço restrito dos convidados, mas o acordo foi descumprido a partir do reforço da segurança com a chegada de Biden.
Com o desentendimento, Lula decidiu deixar o local.
Integrantes do governo atribuem à situação por um aumento de tensão na segurança nos Estados Unidos, em meio às tentativas de assassinato na campanha eleitoral.