A corrida eleitoral de Salvador deve começar a afunilar na tarde dessa quinta-feira (21). Isso porque o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) deve anunciar, após mais uma reunião do conselho político, o nome de Geraldo Júnior (MDB) como pré-candidato a prefeitura da capital baiana. A reunião está prevista para começar a partir das 17h, no Palácio de Ondina.
A busca pelo consenso e unidade vem acontecendo durante todo o ano de 2023, mas ganhou mais força a partir do segundo semestre. Nessa semana, o debate ficou ainda mais quente após fonte do BNews informar sobre uma reunião do PT que poderia ter definido a retirada da pré-candidatura do deputado Robinson Almeida (PT) do pleito. Apesar disso, diversos atores envolvidos na situação despistaram sobre o assunto.
Este foi o caso do presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, que reafirmou o nome do deputado à cadeira do Palácio Tomé de Sousa. Outros políticos também se posicionaram a respeito dessa reunião. A vereadora Marta Rodrigues (PT) afirmou não ter havido nenhuma mudança na discussão. O próprio Robinson Almeida também ‘saiu pela tangente’ ao responder sobre o caso.
O presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima, falou com exclusividade com o BNews, e disse que ainda era preciso esperar o posicionamento dos outros partidos. Caso tudo realmente seja definido nesta quinta-feira (21), restará apenas a definição do (a) candidato (a) a posição de pré-candidato (a) à vice-prefeito (a) pela chapa da base do governo da Bahia. Apesar de estar com pressa, esse ponto só deve ser definido em 2024 pelo governador Jerônimo Rodrigues.