Passadas as eleições municipais deste ano, as movimentações políticas se voltam para a escolha do próximo presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB). O atual gestor Quinho (PSD), de Belo Campo, não poderá se candidatar novamente porque o mandato na sua cidade se encerra em 2024.
Um dos nomes favoritos para assumir o lugar de Quinho é o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), que inclusive conta com o apoio de seus ex-pré-candidatos que decidiram retirar suas candidaturas em favor de sua campanha.
Outro nome lançado foi o prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD), que já recebeu apoio dos prefeitos reeleitos de Cardeal da Silva, Branco Sales (PP) e Leandro Dantas (PSB), de Crisópolis.
Já o prefeito da cidade de Medeiros Neto, município no extremo sul do estado baiano, Adalberto Alves Pinto, popularmente conhecido como Beto Pinto, também entrou na disputa pela presidência da UPB.
A lista de cotados também integra: Augusto Castro (PSD), prefeito reeleito de Itabuna; Phellipe Brito (PSD), prefeito reeleito de Ituaçu; e Kitty Guimarães (Avante), prefeita reeleita de Taperoá. As eleições para o novo biênio 2025-2026 da UPB ocorrem em fevereiro de 2025.