Deputados estaduais se movimentam como pré-candidatos a prefeito em 2024; veja quem são

Pelo menos 12 deputados estaduais da Bahia têm seus nomes ventilados para disputar as eleições municipais de prefeito este ano. Pela legislação, os parlamentares não precisam se licenciar do mandato para realizar a campanha eleitoral, mas na prática suas atividades na Assembleia Legislativa ficam praticamente paralisadas, em modo stand by, até o resultado das urnas em 6 de outubro.

Até o momento, estão na condição de possíveis prefeituráveis os deputados Antônio Henrique Jr. (PP), em Barreiras; Bobô (PCdoB), em Senhor do Bonfim; Cláudia Oliveira (PSD), em Porto Seguro; Eduardo Alencar (PSD), em Simões Filho; Eures Ribeiro (PSD), em Bom Jesus da Lapa e José de Arimateia (Republicanos), em Feira de Santana;

Aparecem também como prováveis candidatos majoritários Leandro de Jesus (PL), em Lauro de Freitas; Pablo Roberto (PSDB), em Feira de Santana; Pancadinha (SD), em Itabuna; Raimundinho da JR (PL), em Dias D’Ávila; Roberto Carlos (PV) e Zó (PCdoB), ambos em Juazeiro.

Destes, os nomes com articulações mais avançadas são Eures Ribeiro, cuja pré-candidatura ressurgiu após rompimento com o atual prefeito Fábio Nunes, Pancadinha, que reúne os apoios de Elmar Nascimento e ACM Neto, do União Brasil,, e Cláudia Oliveira, que reivindica ser a emissária do governo Jerônimo contra o prefeito Jânio Natal (PL), que apoiou Bolsonaro em 2022.

Espécie de terceira via em Feira de Santana, Pablo Roberto é visto como fiel da balança na batalha entre os “Zés” – Zé Ronaldo (UB) e Zé Neto (PT) -, empatados tecnicamente com 39,3% e 36,5%, respectivamente, de acordo com a última pesquisa AtlasIntel/A Tarde.

Pablo chegou 10,3% das intenções de voto e tenta furar a polarização para se viabilizar. Terceira via em eleições anteriores, José de Arimateia só teve 0,1% na pesquisa Atlas.

Leandro de Jesus foi lançado pelo PL em Lauro Freitas, mas não impede que se negocie uma composição das forças de oposição na cidade.

Também do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado Raimundinho da JR faz o caminho inverso e busca ter a benção do governo petista na Bahia para concretizar o sonho antigo de ser prefeito de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador.

Em Barreiras, no Oeste do estado, Antônio Henrique Jr. pode ceder espaço para a candidatura do filho, Danilo Henrique (PP), que empata tecnicamente com o ex-deputado federal Tito (recém-filiado ao PT) nas pesquisas de intenção de votos.

Bobô tem o nome lembrado para a prefeitura de Senhor do Bonfim, todavia ainda não bateu o martelo sobre se realmente entrará na disputa.

Em Simões Filho, ainda é uma incógnita o futuro da pré-candidatura de Eduardo Alencar, principal nome da oposição ao grupo do prefeito Dinha (União Brasil), que, por sua vez, aposta no presidente da Câmara de Vereadores, Del Cristo Rei (UB), para ser seu sucessor.

Roberto Carlos e Zó, abrigados na mesma federação (PT-PV-PCdoB), disputam internamente quem será o cabeça de chapa em Juazeiro, além de terem também a concorrência do ex-prefeito Isaac Carvalho (PT).

O deputado Robinho (União Brasil) chegou a anunciar pré-candidatura em Mucuri, no extremo sul da Bahia, mas desistiu e recalculou a rota para ser federal em 2026.

Robinson (PT) e Olívia Santana (PCdoB) figuravam em Salvador, até que o governo decidiu pelo nome do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) como representante da candidatura da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Veja lista completa de deputados estaduais possíveis prefeituráveis em 2024:

– Antônio Henrique Jr. (PP) – Barreiras
– Bobô (PCdoB)- Senhor do Bonfim
– Cláudia Oliveira (PSD) – Porto Seguro
– Eduardo Alencar (PSD) – Simões Filho
– Eures Ribeiro (PSD) – Bom Jesus da Lapa
– José de Arimateia (Republicanos) – Feira de Santana
– Leandro de Jesus (PL) – Lauro de Freitas
– Pablo Roberto (PSDB) – Feira de Santana
– Pancadinha (SD) – Itabuna
– Raimundinho da JR (PL) – Dias D’Ávila
– Roberto Carlos (PV) – Juazeiro
– Zó (PCdoB) – Juazeiro

Related posts

Rui diz que visita de Xi Jinping reforça relação Brasil-China

Governo talibã proíbe livros ‘não islâmicos’ em bibliotecas

Prefeitura de Salvador participa de debate em encontro do G20